FINANCIAMENTO DE PROJETOS

Artesão, gestor de empresas, gestor de projetos, empreendedores, procura financiamento para o seu projeto?
Negócios, instalações, cash-flow, recompra de ações, obras…
Para crescer, uma empresa necessita frequentemente de financiamento externo. Bancos ou crowdfunding, a “MEGA FINANCAS” podem fornecer-lhe esse financiamento.

Nem todos os empreendedores têm um contributo pessoal para investir no seu projeto profissional. No entanto, embarcar num projeto de criação de uma empresa implica necessariamente despesas. Para fazer face a isto, o empresário deve muitas vezes passar por um período de procura de financiamento.

Como financiar o seu projeto profissional? “MEGA FINANCAS” apresenta os diferentes tipos de financiamento e as ajudas que existem para financiar um projeto profissional.

Como financiar um projeto profissional?
O financiamento de um projecto profissional não deve depender de uma única fonte de financiamento. Na verdade, para que um projecto seja coerente, é importante combinar com sucesso vários tipos de recursos.

Para financiar um projeto profissional, o empresário deve primeiro contar com recursos próprios, depois, quando estes não são suficientes, pode recorrer a fontes de financiamento externas.

O nosso processo

Passo 1: Receba e avalie
Etapa 2: Análise e planeamento
Passo 3: desenvolver planos e implementá-los

1.º O património do empresário.
A principal fonte de financiamento de um projeto profissional depende sempre dos contributos pessoais do empresário, ou seja, das poupanças pessoais que pretende investir no seu negócio. Obviamente, quanto mais parceiros estiverem envolvidos no projeto, maior será a contribuição inicial.

Por vezes, quem está à volta do empresário quer dar uma ajudinha ao projeto sob a forma de donativo ou empréstimo. Os valores assim angariados, denominados “dinheiro do amor”, permitem reforçar o contributo do empresário.

2.º Procura de financiamento externo.
Quando os seus fundos próprios não são suficientes para cobrir as despesas necessárias ao lançamento do seu projeto, o empresário pode recorrer a:

Um estabelecimento bancário: o empréstimo bancário (ou empréstimo profissional) é um dos métodos de financiamento mais procurados no lançamento de um projeto profissional. Graças a isto, o empresário pode obter rapidamente o montante necessário para a construção do seu projeto. No entanto, é importante lembrar que recorrer a um empréstimo bancário nunca é gratuito: a cada prazo de pagamento, o empresário é obrigado a pagar os juros do empréstimo.

Um conjunto de contribuintes: o financiamento participativo, muitas vezes designado por crowdfunding, é um método de financiamento que permite ao empresário financiar parte do seu projeto profissional por particulares ou empresas interessadas no seu projeto. O crowdfunding pode assumir a forma de um donativo, com ou sem compensação, ou de um empréstimo gratuito ou pago.

 

É bom saber: durante a vida do seu negócio, pense no contrato de factoring. Este tipo de financiamento de curto prazo permite-lhe obter um pagamento rápido das suas contas para evitar o fluxo de caixa.